Ser mãe é fazer listas!

Faça uma lista que não seja de compras no supermercado, uma lista que não seja de materiais escolares, de remédios ou de contas para pagar.

Faça uma lista que não seja de seus afazeres e de seus compromissos diários.

Faça uma lista que não envolva levar ou buscar seus filhos em algum lugar, que não envolva planejar aniversários infantis, escolher uma nova escola ou escolher atividades extracurriculares.

Faça uma lista que não seja de culpas, medos, dúvidas.

Uma lista que não seja de histórias contadas na hora de dormir, de álbuns de figurinha, ou de desenhos animados.

Faça uma lista dos teus desejos que não envolvam teus filhos! Difícil?

Faça uma lista de planos para você! Uma lista de sonhos só seus! O que você almeja, qual o teu futuro? Porque os teus filhos farão planos sem você. Eles construirão um futuro que talvez você não faça parte. Não fique triste, porque é natural, faz parte de “criar o filho para o mundo”, e, tomara que realmente seu filho ganhe o mundo!

E você?

Por isso, faça uma lista de coisas incríveis que ainda podem ser realizadas. Rever os amigos de infância, talvez? Comemorar bodas de casamento com uma linda festa? Andar de balão na Capadócia? Escalar o monte Aconcágua? Pixar a Muralha da China? (Esta última não vale!).

Quem sabe retomar os estudos, abrir um novo negócio, mudar de casa, de bairro, de Cidade! Casar de véu e grinalda para aquelas que não viveram este momento. Aprender uma nova língua, tocar algum instrumento musical, ser voluntária e lutar por uma causa que acredita. Aprender nadar, costurar ou quem sabe velejar?

Liste lugares que gostaria de conhecer, talvez você nunca vá até lá, mas nada te impede de sonhar! Faça uma plástica se quiser, duas ou três! Faça parte de uma sociedade secreta, ou mude-se para um mosteiro se assim desejar.

Liste pessoas que gostaria de reencontrar, perdoar e se reconciliar. Liste pessoas que gostaria de conhecer, shows para poder cantar, livros para se emocionar. Liste coisas que queira colocar fora também.  Mude, ouse!

Desfilar no Carnaval? Dançar Tango na Argentina? Fumar um charuto em Cuba? Saltar de paraquedas? Investir na bolsa e jogar em um Cassino? Fazer uma tatuagem?

Faça a sua lista, pense no seu futuro, pense em você! Seus filhos? Há, seus filhos, eles estarão criando suas listas, vivendo suas vidas, realizando sonhos que também foram seus. Eles estarão colocando em prática teus ensinamentos, teus valores e teus exemplos. Teus filhos serão sempre teus, independentemente de qualquer lista.

Manuela de Godoy Gaspari